A Contraste foi a empresa responsável pela cobertura fotográfica e vídeo da inauguração

A nova fábrica em Rio Maior, com um investimento de mais de 11 milhões de euros, reforça a presença do Grupo na Península Ibérica.

Rio Maior, 6 de Dezembro de 2021 – Kerakoll, empresa líder internacional no sector da construção sustentável, inaugurou a primeira unidade produtiva em Portugal em Rio Maior, no distrito de Santarém.

A Kerakoll está presente em Portugal desde 2006 através da filial Kerakoll Portugal S.A., dirigida pelo General Manager Mário Couto, com sede na Venda do Pinheiro.

Com um investimento de mais de 11 milhões de euros e o envolvimento de mais de 100 operários especializados, a nova fábrica de Rio Maior foi construída em menos de um ano, apesar do contexto da pandemia, graças ao know-how adquirido pela equipa Kerakoll, que se orgulha da realização de 17 unidades produtivas em 3 continentes.

A fábrica estende-se numa superfície total de 19.000 m2, dos quais 6.600 m2 cobertos, e, uma vez em funcionamento pleno, terá uma capacidade produtiva de cerca de 60.000 ton/ano, e foi realizada respeitando padrões importantes de sustentabilidade e de poupança energética, típicos na pegada industrial da Kerakoll. Foram instalados 900 m2 de sistemas para isolamento térmico pelo exterior Kerakoll e 443 painéis fotovoltaicos que garantem a produção anual de 55% da energia eléctrica e de 70% da água quente necessária.

A nova fábrica portuguesa, parte integrante do plano de desenvolvimento industrial que o Grupo Kerakoll estabeleceu em 2020, reforça a presença do Grupo na Península Ibérica, onde é já activo com duas unidades produtivas em Espanha, uma em Almazora e outra em Castellón de la Plana.

“Hoje celebramos uma meta importante para a Kerakoll, no enquadramento de um plano industrial que aposta sobretudo para o crescimento internacional, com 175 milhões de euros de investimento alocados para os próximos cinco anos”, comentou Andrea Remotti, Administrador Delegado do Kerakoll Group.

“Portugal – continuou Remotti – é o nono país em que a Kerakoll reforça a sua presença com uma unidade produtiva: trata-se de um mercado particularmente interessante pela potencialidade de crescimento económico e pelas dinâmicas em perspectiva especificamente no sector da construção, graças também aos resultados obtidos na luta contra a covid-19 com uma elevada percentagem de população vacinada”.

A fábrica situa-se próxima da costa atlântica, numa posição estratégica para o aprovisionamento de matérias-primas como areias, carbonato de cálcio e cimentos, permitindo reduzir o tráfego rodoviário, em linha com a vocação sustentável da empresa.

A fábrica de Rio Maior é caracterizada por uma elevada automação e por uma grande flexibilidade produtiva que permite realizar numerosas mudanças de produção, em particular para a realização de adesivos como o H40 Gel, lançado pela primeira vez no mercado português, Bioflex e Super-K. Para além disso, a localização é estratégica também do ponto de vista distributivo, permitindo um melhor fornecimento para todo o território nacional e para chegar a todos os diversos parceiros.

Ver mais…